Hospital Uopeccan tem vagas para exame de mamografia

O câncer de mama é a primeira causa de morte na população feminina no Brasil, com exceção da região Norte e, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a taxa de mortalidade na região Sul é de 15,08 óbitos/100.000 mulheres.

E a principal forma de diagnosticar precocemente e reduzir as taxas, é por meio do exame de mama, oferecido gratuitamente no Hospital Uopeccan de Cascavel e de Umuarama através do SUS.

Para realizar o exame, existem alguns critérios: “todas as mulheres a partir dos 40 anos, mulheres com sintomas, como caroço, inchaço, secreção papilar, nódulo axilar, e com história familiar, devem realizar o exame, anualmente”, explica o cancerologista cirúrgico Daniel Castro.

Ele esclarece ainda que, no caso de histórico familiar o exame deve ser realizado 10 anos antes do parente de primeiro grau, mas não antes dos 30 anos, sendo que nesses casos, pode ser feita um ultrassom ou ressonância para auxiliar no diagnóstico.

O exame de mama pode ser agendado pelo link https://agendamentomamografia.uopeccan.org.br/ ou pelos telefones (45) 2101-7000, (45) 2101-7015 para Cascavel. Em Umuarama, os exames são feitos no Hospital com encaminhamento médico realizado nos postos de saúde.