Hospital Uopeccan promove ação ao Dia Nacional de Combate ao Câncer

Agendamento de mamografias e orientação serão realizados na Feirinha do Produtor em Cascavel

O Câncer é o conjunto de mais de cem doenças que afetam as células que crescem de maneira desordenada, atingindo tecidos e órgãos no corpo humano. Podendo se tornar agressivo e incontrolável, determinando, assim, a formação de tumores.

A doença afeta a todos, porém, a região mais carente de acesso à saúde de qualidade se torna uma área com mais registros de câncer, pelo fato de não diagnosticar precocemente, e com isso dificulta as chances de cura.

Com isso, desde 1988, o dia 27 de novembro foi intitulado como o “Dia Nacional de Combate ao Câncer”, que tem como objetivo alertar sobre os diferentes tratamentos, além de ações preventivas, para evitar a doença, que é considerada a segunda no ranking de números de morte.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), cerca de 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais, como o cigarro, exposição excessiva ao sol, vírus, e alguns componentes que podem ser encontrados em alimentos. Além disso, o envelhecimento causa mudanças nas células, causando uma vulnerabilidade da região. Isso também explica o fato de que os idosos são os mais atingidos pelo câncer, pela longa exposição solar junto com o envelhecimento celular.

Estima-se que o número de diagnósticos da doença poderá dobrar nos próximos anos. Por isso é necessário conhecer o câncer afim de preveni-lo, desenvolvendo hábitos saudáveis.

Segundo dados do INCA, para 2018, os tipos de câncer mais incidentes em homens serão próstata (31,7%), pulmão (8,7%), intestino (8,1%), estômago (6,3%) e cavidade oral (5,2%). Nas mulheres, os cânceres de mama (29,5%), intestino (9,4%), colo do útero (8,1%), pulmão (6,2%) e tireoide (4,0%) estão entre os principais.

AÇÕES

Para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Câncer, o Hospital Uopeccan estará nesta terça-feira (27), a partir das 13h30, na praça Wilson Joffre junto com a Feirinha do Produtor, em Cascavel. A equipe estará à disposição até as 17h30, para fazer o agendamento de mamografias, além de orientação sobre a prevenção e diagnóstico da doença.

Além disso, nos dias 28, 29 e 30 de novembro o Hospital do Câncer Uopeccan estará presente no evento “Natal para Todos”, realizado pelo HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná). Nestes dias serão realizadas orientações, agendamento de mamografias e ações recreativas, de educação, saúde e lazer.

Os serviços são gratuitos e abertos para a população.