Hospital do Câncer Uopeccan completa 29 anos de dedicação pela vida

O Hospital do Câncer Uopeccan de Cascavel completa 29 anos de dedicação pela vida neste mês. A nossa história começou a ser escrita no dia 12 de junho de 1991 quando um grupo de rotarianos transformou um sonho em realidade. Aos poucos, a União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer nascia. Os atendimentos iniciaram no Hospital Regional de Cascavel, entre 1998 e 1999, com apenas 35 leitos e com a Bomba de Cobalto, possibilitando atendimento a pacientes de Cascavel e região.

Atualmente somos a única instituição do interior do Paraná, credenciada a realizar transplantes de TMO Autólogo (Transplante de Medula Óssea) e transplante de fígado. Até o momento foram realizados 124 Transplantes de Medula Óssea e 100 Transplantes de Fígado. A Uopeccan atende crianças, adolescentes e adultos com câncer, tendo como principal objetivo a prevenção, diagnóstico e o tratamento.

Segundo o presidente da Hospital do Câncer Uopeccan, Leopoldo Furlan, a instituição é reconhecida por todo Brasil pelo serviço de qualidade prestado à população. “A nossa entidade é organizada. O nome Uopeccan tem credibilidade e é aceito por todos. O resultado é evidente, tanto na instituição de Cascavel como de Umuarama, com mais de 1070 colaboradores, que se dedicam oferecendo o melhor tratamento”.

A Matriz da Uopeccan de Cascavel conta com 125 leitos adultos e 8 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O hospital tem cinco salas de Centro Cirúrgico, com profissionais capacitados para atender qualquer tipo de cirurgia de urgência e emergência relacionadas à oncologia.  A instituição possui uma estrutura para o tratamento de pacientes infantojuvenil, na ala da Oncopediatria, com 11 leitos e duas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Além de realizar atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Uopeccan oferece assistência particular e com Operadoras de Plano de Saúde. Em 2019 foram realizadas 91.146 consultas, 6.718 internações, 4.785 cirurgias, 12.937 quimioterapias e 23.571 radioterapias.  “Aqui o paciente não recebe só o tratamento clínico, mas também o calor humano. O tratamento que é feito aqui não depende só dos remédios, mas de afeto”, enfatiza o presidente Furlan.

De acordo com presidente do Conselho Superior, Ciro Antonio Kreuz, que dedica 21 anos de trabalho para instituição, é motivo de alegria fazer parte dessa história. “É uma satisfação enorme estar dedicando o meu tempo, minha fatia de colaboração e apoio. Isso nos comove porque a gente acompanhou desde a fundação do hospital e as construções em sede própria”.

O Hospital do Câncer Uopeccan conta com 700 voluntários entre as Unidades de Cascavel e Umuarama que dedicam seu tempo aos pacientes em tratamento. Para capacitar esses voluntários, a LFCC (Legião Feminina de Combate ao Câncer) trabalha para desenvolver e orientar os trabalhos desempenhados na instituição. Elas ajudam na Captação de Recursos, nas campanhas de arrecadação de alimentos, roupas, móveis e eletrodomésticos, utilizados para o suporte dos familiares dos pacientes.

O Complexo Hospitalar Uopeccan conta com a Casa de Apoio ao paciente com câncer, oferecendo todo o serviço de hotelaria necessária para aqueles que buscam atendimento ambulatorial e oncológico na instituição. A casa possui acomodação para 60 pessoas, e oferece aos pacientes e acompanhantes, 6 refeições diárias. Em 2019, foram atendidos 811 pacientes e servidas 22.158 refeições. Somos uma instituição que busca oferecer o melhor atendimento, carregamos conosco o título das 100 melhores Ongs do Oeste do Paraná, e não nos acomodamos em busca desse selo.

A Uopeccan necessita da contribuição da comunidade para que o trabalho iniciado em 1991 possa continuar oferecendo assistência e suporte social.

As doações podem ser feitas de qualquer cidade nas seguintes contas bancárias:

Cascavel – Banco do Brasil

Agência: 3508/ Conta Corrente: 6878-0

CNPJ 81.270.548/0001-53

 

Umuarama – Banco do Brasil

Agência: 3508/ Conta Corrente: 106878-4

CNPJ: 81.270.548/0002-34

Agradecemos todos os apoiadores, empresários, políticos, voluntários, colaboradores e a comunidade em geral, pelas contribuições.

Todos nós fazemos parte dessa bonita história de amor ao próximo.