Dia Nacional de Combate ao Fumo – É hora de parar!

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Criado em 1986, pela Lei Federal 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.

Para aproveitar o momento de valorização do esporte no Brasil, o tema das ações este ano é relacionado ao esporte e possui como slogan #MostreAtitude: sem o cigarro sua vida ganha mais saúde. A prática de atividade física é importante fator de proteção para diversas doenças, em especial as crônicas não transmissíveis, como o câncer.

 

O ESPORTE CONTRA O FUMO
O esporte é um aliado para a não experimentação de produtos de tabaco. Ao consumir produtos de tabaco, os praticantes de esportes diminuem sua performance, principalmente em relação à respiração. Enquanto pratica esporte, quem fuma:

  • Fica cansado com mais facilidade;
  • Sofre com falta de ar;
  • Tem resistência reduzida;
  • Possui poder de reação mais lento.

A prática esportiva é uma forma de socialização importante. Ao reunir indivíduos com objetivos e gostos similares, o esporte torna-se ferramenta de identificação e aceitação.

Além disso, os ambientes livres da fumaça do tabaco são de extrema importância para a prática de esportes e auxiliam na prevenção à iniciação do tabagismo e no estímulo à cessação. Os ambientes livres de tabaco possibilitam:

  • Criar um ambiente coerente e saudável, como é a prática esportiva;
  • Proteger crianças, adolescentes e jovens da exposição ao fumo passivo;
  • Proteger o meio ambiente;
  • Criar uma cultura livre de tabaco;
  • Ajudar o fumante a parar de fumar.

O esporte ajuda nos primeiros dias sem fumar e contribui para manutenção da cessação.

COMO PARAR DE FUMAR?
O SUS oferece tratamento para tabagismo em mais de três mil municípios brasileiros, com profissionais de saúde capacitados, materiais de apoio e medicamentos gratuitos. Para mais informações acesse: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/acoes_programas/site/home/nobrasil/programa-nacional-controle-tabagismo/tratamento-do-tabagismo

Entre em contato com a Secretaria de Saúde da sua cidade e saiba onde existe uma unidade do SUS que oferece o tratamento do tabagismo.

O SUS ajuda você a ter uma vida saudável sem tabaco.

Para mais informações, disque 136.

FACILIDADE NA PALMA DAS MÃOS!

Em tempos onde a tecnologia é considerada a melhor amiga do homem, a ideia de utilizá-la para ajudar na missão #SemCigarro nem parece tão distante. Afinal, hoje muitos fumantes apostam em aplicativos que têm como objetivo ajudar o indivíduo a parar de fumar. O site OlharDigital fez uma lista com vários aplicativos que possuem essa missão. Confira:

Imagem via TopFreewares

Stop! Quit Smoking – LITE (Android)

O app usa um sistema motivacional que exibe quanto dinheiro e tempo você economiza com a diminuição do fumo. Dá para criar uma lista de desejos (coisas que poderiam ser compradas graças à economia) e compartilhar suas realizações com os amigos pelo Facebook ou o Twitter. Há ainda um botão de pânico que exibe imagens mórbidas ou artigos científicos que ajudem a te manter longe do cigarro.

MyQuit Coach (iOS)

Você pode criar um plano personalizado com suas próprias motivações que se ajusta automaticamente, se necessário. Acompanhe diariamente o consumo e quanto está gastando com cigarro. Você pode optar por receber alertas sobre seu orçamento, ganhar prêmios, ver dicas, fatos e textos motivacionais preparados pela Livestrong.com.

Quit Smoking: Cessation Nation (Android)

Este aqui é uma boa para quem acabou de parar, porque mostra quantos cigarros deixou de fumar, quanto dinheiro economizou e quais foram as melhorias de saúde. Para não voltar, você pode aproveitar um joguinho que te distrai sempre que a vontade apertar.

Meu último cigarro (iOS)

Como os outros, o app mostra uma série de estatísticas, mas todas baseadas em conhecimento médico. Há leitor de nicotina e de crises de ânsia, dicas motivacionais ou fatos médicos apresentados diariamente, medidor de monóxido de carbono no sangue, previsão sobre o aumento de expectativa de vida, risco de ataque cardíaco e câncer de pulmão comparado com a época em que fumava.

QuitNow! (Android) (iOS) (Windows Phone) (BlackBerry) (Facebook)

Veja estatísticas específicas sobre quanto tempo faz que você não fuma em dias, horas e minutos, o que pode ajudar a diminuir a ansiedade. O app também mostra a quantidade de cigarros não fumados e o tempo salvo. Com o passar dos dias, você vai desbloqueando realizações como prêmio pelo que conseguiu. O mais importante é que há uma rede de usuários que conversam entre si, então um incentiva o outro sem precisar expor isso no Facebook (mas também dá para compartilhar lá).

 

Brasil sem Cigarro (Android) (iOS)

Aplicativo criado pelo programa “Fantástico”, da Rede Globo, conta com participação do dr. Drauzio Varella, que dá dicas diárias que te preparam para o dia em que o vício se for. Primeiro o app calcula quantos cigarros você já fumou, quanto dinheiro e tempo gastou com isso, depois exibe estatísticas contrárias: quantos dias sem fumar, quantos cigarros deixou para trás e quanto economizou. Dá para gravar vídeos motivacionais de família e amigos e até depoimentos para desabafar.

Stop Smoking Cigarettes Now Quit Smokes Forever Tracker, Counter, & No Smoker Cigarette Quitter Coach App (iOS)

Acompanhe estatísticas sobre saúde, tempo e dinheiro salvos caso você deixe o cigarro. O app de nome enorme ajuda a controlar crises de ansiedade, exibe imagens e mensagens motivacionais. E nele você escolhe o dia em que deseja parar.

 

Parar de fumar (Android)

Bem simples, este aplicativo apenas exibe informações sobre sua batalha contra o vício. O dia em que você parou, por exemplo, quanto tempo faz, quanto dinheiro você economizou; além de estatísticas sobre a diminuição dos riscos de saúde relacionados ao cigarro.

 

(Informações via INCA)