Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama: hábitos saudáveis ajudam a evitar a doença

O Outubro Rosa é um mês de campanha, trabalhado no mundo todo, voltado para a saúde feminina. No Brasil, ele é desenvolvido desde 2002, com o objetivo primordial de levar informação às mulheres sobre o autoexame das mamas, importância da mamografia e de contar com o serviço médico em casos suspeitos.

Hoje (19), é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama e, ao falar em saúde, também é necessário falar sobre hábitos de vidas saudáveis, conforme explica a oncologista do Hospital do Câncer Uopeccan de Cascavel Aline Bobato Lara Gongora. “As principais formas de prevenção estão relacionadas aos fatores de risco que chamamos de modificáveis: ter uma dieta equilibrada, perda de peso para quem é acima do peso ou obeso, realização de atividade física, não fumar e consumo moderado de álcool. Outra forma de prevenção para mulheres que são mães, é a amamentação”.

Apesar das formas de prevenção, as mulheres devem ficar atentas aos fatores de riscos que não podem ser modificados e realizar com a frequência correta os exames preventivos. “A idade precoce da primeira menstruação, menopausa tardia, mulheres que não tiveram filhos ao longo da vida, que não amamentaram, história familiar de câncer de mama ou outros tipos, como o de ovário, são os fatores não modificáveis”, ressalta a oncologista Aline Bobato.

Ainda de acordo com a especialista, o autoexame é essencial e deve ser feito 1 vez ao mês, após a menstruação, mas não dispensa a mamografia. O exame de imagem precisa ser feito 1 vez ao ano, a partir dos 40 anos. Para as mulheres que se queixam de dores muito fortes durante o exame, a dica é: realizar o procedimento duas ou três semanas após a menstruação.

Agendamento de mamografia no Terminal Oeste

Nesta quinta-feira (20) a LFCC (Legião Feminina de Combate ao Câncer) realizará o agendamento de mamografias no Terminal Oeste, das 8h às 17h, para todas as mulheres que tiverem interesse e a idade necessária para a realização do exame.

Quem não passar pelo terminal, pode agendar o exame diretamente pelo site https://outubrorosa.uopeccan.org.br/ ou pelos telefones (45) 2101-7015 (44) 2031-0754, de forma gratuita, durante o ano todo.

Campanhas Outubro Rosa

Durante todo o mês de outubro estão sendo desenvolvidas diversas campanhas de arrecadação em prol da Uopeccan, como vendas de canecas personalizadas, arrecadação de lenços, tilápias Copacol. Para conhecer todas as campanhas, acesse o Instagram e confira o destaque “Outubro Rosa” https://www.instagram.com/uopeccan/.

Além disso, as camisetas da campanha estão disponíveis para compra no Núcleo Solidário, Rua Potiguaras, 880, Santo Onofre.