Dia Mundial da Segurança do Paciente: Uopeccan realiza ações de conscientização

No dia 17 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente e, para marcar a semana, a partir desta quarta-feira (14), serão desenvolvidas atividades de conscientização entre os colaboradores do Complexo Hospitalar Uopeccan, seguindo o protocolo elegido em 2022 pela OMS, Medicação Sem Danos, como o foco da ação.

“Iremos realizar uma gincana envolvendo os colaboradores durante a semana. Eles irão formar equipes em um link do Google, para responder a um questionário. Nosso objetivo é envolver todos os setores, então as perguntas serão básicas, mas educativas. No final, iremos avaliar uma premiação para a equipe vencedora”, explica a enfermeira do NSP (Núcleo de Segurança do Paciente) de Cascavel, Caroline Mariana Valério.

Já em Umuarama, a equipe passará nos setores com um dado com todos os protocolos de segurança. “Um colaborador do setor jogará o dado e, de acordo com o protocolo sorteado, iremos reforçar o que é necessário saber para oferecer um atendimento seguro. Iremos desenvolver um painel com fotos ilustrando os processos que envolvem a segurança na medicação, no qual será feito uma breve história com as fotos dos próprios colaboradores. Será montado na recepção um painel andante da segurança do paciente e prevenção ao suicídio, no qual passará por todas as recepções. Também na quarta-feira, teremos a abertura da campanha com alguns personagens de cosplay”.

Metas essenciais para a segurança do paciente

A OMS possui 6 metas internacionais de segurança do paciente essenciais, desenvolvidos para minimizar falhas na assistência e colocados em prática para garantir maior segurança dentro dos hospitais. Sendo eles: protocolo de úlcera por pressão; higiene das mãos; cirurgia segura; segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; identificação do paciente; prevenção de quedas.

Este ano, o foco do NSP é Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, pare reforçar os 9 certos, de acordo com a Anvisa: paciente certo; medicamento certo; via certa; hora certa; dose certa; documentação certa; forma certa; resposta certa.