Dia do Assistente Social: profissional que orienta o acesso aos direitos

Durante o tratamento oncológico, os nossos pacientes têm contato com diferentes profissionais, ou seja, uma equipe multiprofissional, dentre estes está o assistente social, que é responsável por realizar as orientações referentes a garantia dos direitos das pessoas com câncer. “É uma série de orientações pertinentes ao tratamento que visa minimizar os impactos da doença, durante esta fase da vida que o paciente se encontra”, explica a assistente social Simone C. Buettner, sobre o trabalho do profissional no ambiente hospitalar.

Assim, o trabalho da assistente social envolve conhecer a realidade do paciente, por meio de uma triagem socioeconômica, para entender onde e com quem ele mora, qual a renda, se possui qualidade de segurado junto a previdência social, se já é acompanhado pelos serviços públicos do município de origem, se precisa de hospedagem e outros benefícios.

No entanto, cada realidade do paciente é diferente, como detalha a assistente social sobre as demandas que envolvem o Serviço Social “é preciso conhecer a realidade da família e criar um plano de cuidados durante o tratamento oncológico. Orientamos os caminhos que podem ser seguidos pela família pois são diversas especificidades que vão dizer o que a família tem ou não direito a acessar no decorrer do tratamento”.

Neste dia 15 é celebrado o Dia do Assistente Social e Simone finaliza falando sobre a importância do profissional: “tudo que for trazer melhorias durante essa fase de tratamento, sejam elas sociais, financeiras ou econômicas, vão contribuir diretamente no êxito do tratamento, fazendo com que o paciente tenha um tratamento mais tranquilo dentro do possível”.

Os próprios pacientes do Hospital do Câncer Uopeccan podem agendar um horário para atendimento junto ao setor de Serviço Social, bem como, outros membros da equipe multiprofissional também podem encaminhar os pacientes para o setor.

Manual de direitos dos pacientes em tratamento oncológico

O setor de Serviço Social entrega para os pacientes uma cartilha explicando os direitos deles, sendo:

Lei dos 60 Dias;

Auxílio doença;

Aposentadoria;

Benefício de Prestação de Continuada de Assistência Social;

Pensão por morte;

Saque de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);

Saque de Programa de Integração Social (PIS/Pasep);

Quitação do Financiamento da Casa Própria;

Transporte gratuito;

Medicamentos para controle de dor;

Andamento prioritário em processos judiciais;

Seguro de vida (invalidez);

Acesso ao prontuário do paciente;

Isenções;

Reconstrução de mama;

Tratamento Fora de Domicílio (TFD);

Casa de Apoio;

Núcleo Solidário.

Reforçando que nem todos os pacientes conseguem acesso a todos os direitos, a depender da situação.

Profissionais do serviço social

Ao todo, o Hospital do Câncer Uopeccan, conta com 4 assistentes sociais, sendo que duas ficam em Cascavel e duas em Umuarama, executando o trabalho de orientação aos direitos.