‘Com os profissionais de saúde imunizados conseguimos ter força e esperança’, diz primeira médica da Uopeccan vacinada contra a covid

A Médica responsável da Ala Covid da Uopeccan de Umuarama, Carla Dal Ponte, foi a segunda receber a vacina contra a Covid-19 na 12ª Regional de Saúde de Umuarama, nesta terça-feira (19). “Eu me sinto muito feliz por ser a primeira profissional da nossa instituição ser imunizada, representando toda equipe que está na linha de frente da covid-19. Agora, foi possível dar o primeiro passo para tentar controlar a doença no nosso país, ainda temos um logo percurso para percorrer. Mas com os profissionais de saúde sendo imunizados conseguimos ter força e esperança para vivenciar dias melhores para atender toda população”.

Durante a solenidade receberam a imunização o médico responsável da Ala Covid da Uopeccan Raphael Chalbaud Biscaia Hartmann, a enfermeira Geovana Priscila Cheron Piva, Técnica de Enfermagem Joice dos Prazeres Silva e a colaboradora do serviço de apoio Cristiani Andrade Martins Barboza.

O médico Raphael Chalbaud Biscaia Hartmann, atua desde 12 maio de 2020 na instituição, ele faz parte da equipe que está na linha de frente do combate da Covid-19 no Hospital do Câncer Uopeccan. “Hoje ser imunizado é um orgulho de ser brasileiro, foram meses de muita angústia e vitórias, na luta pela vida com os nossos pacientes. A vacina feita pela renomada instituição do Instituto Butantan vem para trazer esperança aos brasileiros. Essa nova etapa com a vacina irá ajudar nessa guerra, salvando milhões de pessoas e devolvendo a paz em nossos corações”, declarou o médico Raphael Chalbaud Biscaia Hartmann.

A Uopeccan de Umuarama iniciou o primeiro atendimento de pacientes suspeitos e confirmados da Covid-19 no dia 13 de março de 2020. Hoje somos referência no tratamento, sendo o único hospital do município que possui parceria direta com o Estado do Paraná. Desde o início da pandemia até agora, foram realizados cerca de 623 atendimentos, entre suspeitos, confirmados e descartados.

A instituição conta com uma estrutura ímpar, com capacidade para atender as necessidades de casos de isolamento. Uma ala foi isolada para atendimento desses pacientes, com leitos, quartos arejados, equipamentos de suporte à vida, controle de entrada e saída de pessoas e materiais. O infectologista Raphael relembra o cenário nesse quase um ano de luta contra a doença. “Estar há 10 meses à frente na luta contra a covid 19 é algo de extrema doação, desde o início a angústia de saber como e com que armas lutar foi um desafio para todos. Foram dias após dias e noites intermináveis, revisando protocolos e fazendo conferências para um melhor suporte para os nossos pacientes. Sabemos que em uma batalha precisamos de estratégias, e agora para aprimorá-las a vacina chegou para anunciar a vitória”, disse o médico.

Nessa primeira etapa, serão imunizados 99 profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate da covid-19 na Uopeccan. O diretor da Uopeccan de Umuarama, Wanderley Rosa destaca que esse momento histórico merece ser comemorado pelos profissionais de saúde, pacientes e a população. “Hoje é um dia especial não somente para Uopeccan de Umuarama, mas para vários hospitais do Brasil. Nessa jornada sentimos na pele a dificuldade de encontrar profissionais de saúde para atuarem na linha de frente, mas não podemos deixar de agradecer a nossa equipe multidisciplinar pelo excelente trabalho realizado nesse período. Agora com a vacina, é importante continuarmos com os cuidados de lavar as mãos, usar álcool em gel e evitar locais aglomerados”, ressalta o diretor Wanderley.