Colaboradores da Uopeccan recebem dose de reforço contra Covid-19

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel do setor de imunização aplica a dose de reforço da vacina Pfizer contra Covid-19, nos colaboradores e terceirizados neste sábado (30), no Hospital do Câncer Uopeccan. Recebem o imunizante os contemplados com o ciclo vacinal, ou seja, as duas doses da vacina (ou dose única) há pelo menos seis meses e não apresentam sintomas respiratório ou exame positivo para Covid-19 no período menor de 30 dias.

“A terceira dose vem como tentativa de melhorar a resposta imunológica e o alcance da proteção contra as diferentes cepas do vírus. Evitar que mais pessoas adoeçam, necessitem de internação e diminuir o número de mortes por conta da covid-19. Além disso, é um ato coletivo e não individual. Ao se vacinar, você também protege as pessoas ao seu redor, principalmente as que ainda não podem receber a vacina”, destacou a enfermeira do trabalho da Uopeccan, Priscila Araújo Freitas.

Segundo a gestora de serviço de saúde da Uopeccan de Cascavel Gladys Rodrigues, é de extrema importância o reforço da imunização.  “É uma medida que protege os colaboradores, e principalmente aqueles que estão diretamente ligados na assistência dos pacientes, refletindo nos acompanhantes e a comunidade. Não podemos esquecer que as medidas de segurança devem ser mantidas, vamos continuar higienizando as mãos e usar a máscara.

A médica de Cancerologia Cirúrgica Mariana Tais Ferreira Moreira, conta que tomou as duas doses assim que foram disponibilizadas, mesmo com todos os cuidados contraiu a covid-19. Ela reforça que a dose de reforço é de suma importância, pois através da vacina não precisou ficar internada. “Nós que trabalhamos em ambiente hospitalar precisamos redobrar os cuidados diante do vírus, desta forma é fundamental se cuidarmos, para promover segurança e diminuir o risco de contágio aos nossos pacientes e familiares”.

Para Ana Maria da Silva que trabalha há 14 anos na instituição, tomar a terceira dose é uma questão de proteção. “Com a vacinação em dia podemos diminuir o risco de contaminação do vírus e combater a covid-19”, enfatizou.