CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é uma doença grave e potencialmente fatal se não tratado adequadamente. Todos os anos no Brasil 60 mil mulheres descobrem que são portadoras desta doença. A boa notícia é que, graças aos métodos modernos de tratamento, o câncer de mama pode ser curável, desde que diagnosticado no início. Portanto, nunca é demais reforçar quais são os sinais e sintomas do câncer de mama e quais as formas de prevenção da doença.

Prevenção

 A grande maioria dos casos de câncer de mama ocorre após os 50 anos de idade. Sedentarismo, obesidade, consumo de bebida alcoólica são alguns dos fatores que aumentam o risco da doença. Logo, adotar hábitos como praticar atividade física, alimentação saudável, manter peso corporal adequado e não consumir bebida alcoólica podem ajudar a evitar o surgimento do câncer de mama. Outro aspecto a ser considerado é que entre 5 a 10% dos casos são de caráter hereditário. Portanto, mulheres com casos de câncer de mama em parentes de primeiro grau devem ficar mais atentas e buscar aconselhamento médico individualizado.

Autoexame das mamas

 O autoexame das mamas pode e deve ser feito rotineiramente pelas mulheres. Não existe uma técnica específica para realização do autoexame. Basta que a mulher faça a palpação das mamas regularmente quando se sentir confortável para isso. Desta forma, quando surgir algo diferente nas mamas, como um nódulo (caroço) que é a principal forma de apresentação da doença, este será percebido e será um sinal de alerta para busca de avaliação médica. Mamas com pele avermelhada ou retrações e saída de secreção espontânea pelo mamilo também devem ser levados em conta.

Detecção precoce

 A mamografia pode diagnosticar o câncer de mama antes mesmo do surgimento de sintomas. Em razão disto, recomenda-se que este exame seja realizado anualmente a partir dos 40 anos de idade em todas as mulheres, mesmo as que não apresentam sinais ou sintomas da doença. O exame de mamografia pode ser um pouco desconfortável para algumas mulheres, mas é o único exame que comprovadamente diminuiu a mortalidade do câncer de mama. Até o momento não foram descobertos outros exames que possam substituir a mamografia para rastreamento da doença.

Tratamento

 Mesmo as modalidades mais modernas de tratamento do câncer de mama, que incluem cirurgia, quimioterapia, radioterapia e imunoterapia são oferecidas pelo SUS. Em Cascavel, o Hospital do Câncer – UOPECCAN – está credenciado pelo Ministério da Saúde para tratar mulheres portadoras de câncer de mama. É muito importante ressaltar que quanto antes for feito o diagnóstico, menos agressivo será o tratamento, com real possibilidade de cura. Além de médicos, mulheres com câncer de mama devem receber a atenção de equipe multiprofissional treinada, que conte com profissionais de áreas da saúde como enfermagem, assistência social, fisioterapia, nutrição, entre outras.

Agendamentos

Para agendamentos de mamografia ligue (45) 2101-7000 Cascavel e (44) 2031-0700 Umuarama.

 

Fonte: Dr. Emerson Wander Silva Soares – Mastologista – CRM 23608