Projetos

Captação de recursos

A campanha Troco Solidário da Uopeccan, é baseada na distribuição de Cofrinhos em diversos estabelecimentos comerciais, dando a oportunidade para que mais pessoas possam fazer doações e contribuir com o trabalho do Hospital em Cascavel e em Umuarama.

Os cofrinhos estão distribuídos em todas as cidades de abrangência da Uopeccan. Doe a sua moeda de solidariedade! Quer fazer parte da campanha e colocar um cofrinho no seu estabelecimento?

Entre em contato pelo conosco: (45) 2101-7025, e-mail: projetos@uopeccan.org.br

Contribua com a Uopeccan e transforme uma moeda em diversos sorrisos.

 

Doe sua nota fiscal para a Uopeccan!
A campanha Nota Paraná permite que o consumidor, ao preferir não colocar o seu CPF na nota, doe a mesma para uma entidade beneficente.
A Uopeccan tem várias urnas espalhadas pelo comércio de Cascavel e região. Deposite suas notas em nossa urna e ajude o hospital!

Entre em contato pelo conosco: (45) 2101-7025, e-mail: projetos@uopeccan.org.br

 

PRONON – Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica

Você pode ajudar pessoas em tratamento do câncer doando seu imposto de renda 

O Hospital Uopeccan está buscando recursos através do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica – PRONON, que têm por finalidade captar e canalizar recursos para a prevenção e o combate ao câncer que englobam a promoção da informação, pesquisa, rastreamento, diagnóstico, tratamento, cuidados paliativos e a reabilitação referente ao câncer.

Como funciona?

As entidades sem fins lucrativos se credenciam junto ao Ministério da Saúde e apresentam projetos de ações de prevenção e combate ao câncer e a Uopeccan foi uma das entidades beneficiadas, sendo autorizada a buscar os recursos através do programa junto a empresas ou pessoas físicas para o desenvolvimento de ações. Basta direcionar parte do seu imposto de renda devido (até 1%) para os projetos do Hospital Uopeccan através do PRONON – Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica.

Como ajudar?

Basta enviar um e-mail solicitando a participação da sua empresa para projetos@uopeccan.org.br ou através dos telefones (45) 2101-7025 / (45) 9101-3199

 

Programas e campanhas

Mesmo sendo uma doença rara, o câncer infantojuvenil representa a segunda maior causa de mortes na faixa de 5 a 19 anos. Por outro lado, o índice de cura chega a 70% se diagnosticado precocemente. O Hospital Uopeccan, em parceria com o Instituto Ronald McDonald, por meio do Programa Diagnóstico Precoce do Câncer InfantoJuvenil, está capacitando profissionais de Saúde da Família e Pediatras dos municípios do Paraná para suspeição do câncer em crianças e adolescentes, desde 2008. Todavia, quando o trabalho é feito com amor e profissionalismo, só tende a prosperar. O programa, que é orientado pela Dra. Carmem Fiori, foi apresentado no Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica, realizado em Dublin, na Irlanda, entre os dias 19 e 22 de outubro de 2016, com o título ActionsTo Improve Early Diagnosis Of Childhood Cancer In Developing Countries – (Ações Para Melhorar O Diagnóstico Precoce Do Câncer Infantil Em Países Em Desenvolvimento).

O objetivo do projeto é capacitar profissionais do Programa de Saúde da Família (PSF) e Pediatras para reconhecer os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e encaminhar precocemente um caso suspeito, reduzindo o tempo entre o aparecimento dos sinais e o diagnóstico da doença. Estes profissionais recebem informações básicas relacionadas a vários temas como: Política nacional de atenção oncológica, epidemiologia do Câncer InfantoJuvenil, os sinais e sintomas de suspeição, a importância da Saúde da Família, no contexto do câncer infantojuvenil, os cuidados necessários para a atenção à criança e ao adolescente com câncer e a organização do sistema de referência e contra referência.

Durante os oito anos de projeto foram capacitados os profissionais de 22 municípios do estado do Paraná, sendo duas capacitações em Cascavel (em 2008 e no projeto 2015-2016), Santa Tereza do Oeste, Jesuítas, Campo Bonito, Toledo, Altônia, Cafelândia, Iporã, Assis Chateaubriand, Mariluz, Catanduvas, Braganey, Corbélia, Santa Lúcia, São Jorge do Patrocínio, Umuarama, Foz do Iguaçu, Anahy, Laranjeiras do Sul, Pérola, Missal e Dois Vizinhos. Cerca de 1.663 profissionais da saúde já tiveram informações sobre o câncer infanto-juvenil no Noroeste, Oeste e Sudoeste do estado. Na etapa do programa 2016/2017 serão contemplados mais cinco municípios: Matelândia, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Céu Azul e Medianeira.

 

A Uopeccan é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que cuida de adultos, crianças e adolescentes com câncer. A instituição trabalha com a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, aliando tecnologia à humanização. Todos os anos participamos da campanha McDia Feliz, que é a maior campanha de combate ao câncer em crianças e adolescentes do país, coordenada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald.

Ao longo dos anos, o McDia Feliz em Cascavel possibilitou diversos investimentos na Oncopediatria. Essa ala é voltada para o tratamento das crianças e conta com oncopediatras, equipe multiprofissional completa e uma estrutura apropriada para receber e tratar crianças e adolescentes com câncer e dar todo o suporte para seus familiares.

Com os recursos arrecadados, foi possível melhorar o tratamento das crianças atendidas no hospital e aumentar as suas chances de cura.

Histórico da Arrecadação:

2010 – Inauguração da Ala de Oncopediatria;

2011 – Compra de Equipamentos Arco em C;

2012 – Sala de Espera com Brinquedoteca;

2013 – Equipamentos para salas cirúrgicas;

2014 – Compra de Equipamentos de apoio de apoio médico-hospitalar;

2015 – Compra de Equipamentos de apoio de apoio médico-hospitalar.

2016 –  Compra de medicamentos e investimento no programa Diagnóstico Precoce.

 

Receber a notícia de que uma criança está com câncer deixa todos os familiares abalados, por isso o Hospital Uopeccan realiza a cada 15 dias os encontros do GAMPE.

O Grupo de Apoio Multiprofissional da Pediatria – GAMPE é constituído por uma equipe que atende a oncopediatria e que se reúne com os responsáveis pelas crianças em tratamento oncológico para orientar sobre tratamento e discutir aspectos relevantes durante o processo de doença/hospitalização dos pequenos pacientes.

Esse é o momento dedicado para que os pais tirem suas dúvidas e recebam orientações pertinentes para enfrentarem esta nova fase de suas vidas. Uma vez ao mês temos aula com conteúdo relacionado ao tratamento do câncer infanto-juvenil (a aula é sempre ministrada por algum profissional que compõe a equipe). No outro encontro do mês fazemos um grupo no ambulatório para troca de experiências e informações entre família e equipe.

Quem participa: médica oncopediatra, assistente social, psicóloga, nutricionista e equipe de enfermagem. Enquanto os familiares estão recebendo as instruções os voluntários auxiliam no cuidado do anjinhos.

 

Assim a Uopeccan busca melhorar o tratamento dos nossos pequenos e seus familiares.