UOPECCAN amplia espaços para atendimento de crianças com câncer

Com o intuito de aprimorar cada vez mais o atendimento as crianças em tratamento contra o câncer, o Hospital do Câncer de Cascavel-UOPECCAN  em parceria com o Instituto Ronald McDonald, inaugurou a ampliação da sala de espera com brinquedoteca, sala de punção e reestruturação da sala de aplicação da quimioterapia.

Com a ampliação dos ambientes, a sala de espera passa a ter brinquedoteca e computadores, fazendo com que as crianças e os adolescentes permaneçam envolvidos em atividades enquanto aguardam para realizar a consulta médica; a criação da sala de punção tem o objetivo de evitar que os pacientes visualizem a punção de outros jovens em tratamento e a estruturação da sala de aplicação da quimioterapia proporciona um conforto maior durante a medicação, pois contará com poltronas especiais, mesas para refeição, TV LCD 42’’, DVD e brinquedos pedagógicos.

A estimativa é que esses novos espaços beneficiarão cerca de cem pacientes ao ano, pois além de Cascavel, mais de 141 municípios encaminham crianças e jovens para tratamento no Hospital UOPECCAN. Para o presidente da UOPECCAN – Ciro Kreuz, essa inauguração representa uma conquista para adesão ao tratamento, pois a maioria das pessoas atendidas não residem em Cascavel e usam como transporte a ambulância do seu município, isso faz com que eles cheguem mais cedo ao hospital, geralmente em grupo e acabam tendo que esperar para ser atendidos na recepção de adultos. “Essa parceria proporciona um atendimento humanizado e de qualidade e ainda permite que pais e pacientes tenham um local confortável para se distrair, enquanto aguardam a conclusão dos atendimentos”, complementa Ciro Kreuz.

A estruturação dessa nova unidade só foi possível graças ao Programa Atenção Integral do Instituto Ronald McDonald, iniciativa que tem como objetivo contribuir para a atenção integral à saúde de crianças e adolescentes com câncer e elevar as taxas de cura da doença. Por meio do Programa são apoiados projetos como reforma e construção de unidades ambulatoriais, hospitais e casas de apoio, humanização de ambientes, aquisição de equipamentos, veículos para transporte de pacientes, projetos de apoio psicossocial, financiamento de pesquisas, patrocínio de fóruns, congressos, seminários, entre outras ações. Segundo Francisco Neves, Superintendente do Instituto Ronald McDonald, ao todo foram destinados R$ 193.627,12 por meio do McDia Feliz para ampliação e compra de móveis. “Para o Instituto Ronald McDonald é uma grande alegria poder contribuir para projetos tão importantes que beneficiam não só Cascavel, mas as cidades do entorno. Estamos juntos com a UOPECCAN pela cura do câncer infantojuvenil”, afirma Francisco.