Sábado acontece o Dia Mundial da Limpeza

O Dia Mundial de Limpeza, World Clean Up Day 2018, é uma ação que visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias e praças e parques. A ação, que acontece neste sábado (15), simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para um problema maior, o descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

Esse evento ocorrerá simultaneamente em 150 países no dia 15 de setembro. Em Cascavel a ação partiu do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial e do Núcleo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CPCE/ODS) por meio da articulação da JCI Cascavel. A proposta é realizar a limpeza da região central da cidade, como meio de conscientização das pessoas para que destinem o seu lixo de forma adequada.

A mobilização para o evento tem conquistado novos adeptos e voluntários a cada dia. Somente entre Univel, Colégio SESI, Movimento Cascavel Rosa, Lions Clube, Unioeste, Arco Iris, DeMolay, Uopeccan, Legião Feminina de Combate ao Câncer (LFCC), CREA, Igrejas, Clube de Escoteiros, Arboris Comunicação, JCI e voluntários independentes já somam cerca de 250 pessoas confirmadas para a ação.

Estratégia

O grupo dividiu a região central em seis quadrantes. Cada grupo de voluntários ficará responsável por uma dessas áreas. A concentração dos participantes da ação acontece na frente da Igreja Matriz às 8h. “Uma liderança ficou responsável em coordenar os trabalhos em cada uma das regiões. Vamos dividir os grupos e iniciar os trabalhos por volta das nove horas. Todos estão convidados a participarem dessa ação cidadã”, convidou a Coordenadora do Núcleo CPCE/ODS, Pamela Bortoluzzi.

Os interessados em participar da ação podem entrar em contato com responsável pelos trabalhos, Ricardo Castilhos, pelo celular (45) 9 9993-3308 ou enviar um e-mail para: cascavel@jci.org.br.

Dia de limpeza é todo dia

Os organizadores do Dia Mundial da Limpeza, lembram que dia de limpeza é todo dia. “Queremos que as pessoas criem o hábito de destinar corretamente os resíduos domésticos, separem o que pode ser reciclado ou reaproveitado e não joguem lixo nos espaços públicos. É comum encontrarmos desde papéis de bala, bitucas de cigarro, vários tipos de papel, até copos descartáveis pelas ruas da cidade. Sem contar os terrenos baldios, onde se joga de tudo. Deixar a cidade limpa começa pelo quintal de casa. Se cada um fizer a sua parte com certeza teremos um mundo melhor”, declarou Castilhos.

Dicas simples

Pamela complementa lembrando que existem pequenos hábitos nos quais podemos melhorar.

Ela sugere que cada um faça a sua própria ação em prol da cidade e do planeta. O Dia Mundial da Limpeza é apenas para lembrar a necessidade de desenvolvermos ações sustentáveis em casa, no bairro, na cidade, no trabalho. Para reforçar as ações neste dia, serão utilizadas as hashtags #worldcleanupday2018 #limpabrasil nas redes sociais. Faça isso e descarte corretamente seus resíduos.

 

(Fonte: Assessoria Sistema FIEP)