Dia mundial do câncer é neste domingo

Médico especialista do Hospital Uopeccan explica a doença

Neste domingo, 04, é celebrado o Dia Mundial do Câncer. Nas redes sociais, a data é lembrada por meio da hashtag #WorldCancerDay e o objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância de entender melhor a doença e, dessa forma, manter os exames preventivos em dia e sempre se atentar a sinais que podem auxiliar no diagnóstico precoce do câncer.

Segundo o oncologista e mastologista doutor Emerson Soares, do Hospital Uopeccan, o câncer é uma doença que surge a partir de mutações genéticas. “A mutação surge em uma única célula que passa a se multiplicar indefinidamente por um tempo indeterminado. Depois de algum tempo, isso resulta no aparecimento do tumor que se torna visível, palpável e continua a crescer sempre”, introduz.

Ainda de acordo com o médico, quando o câncer demora a ser descoberto, a célula que possui essa mutação genética adquire a capacidade de migrar para outros órgãos, o que provoca o espalhamento da doença, conhecido como metástase. “Nesta fase da doença, o tratamento do câncer tem menos chance de sucesso, ou seja, de cura para o paciente”, pontua.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgados em 2017, a cada ano, 8,8 milhões de pessoas morrem de câncer em todo o mundo. Estima-se que um terço dessas mortes poderia ser evitado. Para isso, são necessárias ações de conscientização sobre o câncer e medidas de detecção precoce e tratamento. “Alguns exemplos para se prevenir o câncer são adotar hábitos saudáveis de alimentação, controlar o peso, praticar atividade física, não fumar, reduzir exposição ao sol e utilizar protetor solar”, enumera o médico.

 

SINAIS E SINTOMAS

Considerando que o câncer pode aparecer em diversas partes do corpo, é comum ouvir pessoas comentando sobre a dificuldade de diagnosticar a doença. Diante dessa realidade, o doutor Emerson garante que o melhor a se fazer é conhecer o próprio corpo e, diante de sinais estranhos, procurar um médico. “Os sinais e sintomas vão variar conforme a localização da doença. De uma forma geral, alguns sintomas podem estar relacionados com surgimento do câncer, mas não são específicos, ou seja, servem como um alerta para se procurar um médico. Como exemplo, podemos citar o surgimento de caroço ou inchaço persistente em qualquer lugar do corpo; mudança recente de manchas na pele; tosse ou rouquidão persistente; mudanças no hábito intestinal com mais de 6 semanas de duração; qualquer sangramento anormal, pela boca, na urina, nas evacuações ou pela vagina; emagrecimento, fraqueza, e perda de apetite e falta de ar persistente, por mais de 3 semanas”, exemplifica.

Quando confirmada a existência da doença, o paciente tem à disposição alguns tratamentos que, segundo o médico, podem variar de acordo com as condições clínicas de cada um. “Em geral, o tratamento para o câncer envolve cirurgia, quimioterapia, imunoterapia e radioterapia. O tratamento depende do tipo específico de câncer, do momento em que é feito o diagnóstico e das características clínicas do paciente”, destaca.

 

DIA MUNDIAL DO CÂNCER

Desde 2005, o dia 04 de fevereiro ganha um apelo especial por ser o Dia Mundial do Câncer. Instituída pela UICC (União Internacional para o Controle do Câncer), a campanha tem como objetivo fazer com que as pessoas discutam a doença, procurem entender sobre ela e saibam informações essenciais referentes ao diagnóstico e tratamento.

Segundo o médico da Uopeccan, a mobilização é extremamente importante para a população. “A partir de campanhas como essa, oferecemos informações sobre a doença e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce que resulta em tratamento mais efetivo e com menor mutilação e maior qualidade de vida”, enfatiza. “Felizmente, considero que a nossa região possui centros de tratamento, como a UOPECCAN, com profissionais qualificados, além de recursos em equipamentos e medicamentos para atender a população. Além disso, o acesso à consulta com o médico especialista é rápido e, muitas vezes, a biopsia para um diagnóstico do câncer é realizada já na primeira consulta”, finaliza.

Para aderir à campanha, o Hospital Uopeccan vai lançar posts especiais tanto no Facebook quanto no Instagram que vão fornecer informações importantes sobre o câncer. Para compartilhar, basta procurar por Hospital Uopeccan nas redes sociais.