Dia Mundial de Combate ao Câncer

O Dia Mundial de Combate ao Câncer –  lembrado em 8 de abril, foi criado pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC) para marcar o combate à doença, que a cada ano atinge milhares de pessoas. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) – no Brasil, apenas em 2018, foram estimados mais de 580 mil novos casos, sendo (31,7%) tumor na próstata e (29,5%) de mama. Os números demonstram a importância de divulgar hábitos e mudanças de estilo de vida que ajudam na prevenção da doença.

As causas para o desenvolvimento do câncer podem ser as mais variadas, desde motivos externos, como ambiente, hábitos, exposição, como explica o Dr. Ademar Dantas da Cunha, “cada tecido do nosso corpo tem a capacidade de se transformar em células cancerígenas, vai depender de como aquela célula é exposta ao agente cancerígeno”, explica.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), os mais comuns são os de pulmão, mama, colo-retal, estômago e fígado, que juntos respondem por quase metade dos novos casos de câncer que surgem no mundo a cada ano.

Para lembrar a importância de combater o câncer, hoje (08) a partir das 8h, nossa equipe da Legião Feminina de Combate ao Câncer (LFCC), estará até as 16h, em frente à Panificadora real em Umuarama, realizando agendamentos de mamografia e exames de Antígeno Prostático Específico (PSA).

Em Cascavel, a Legião segue com a programação no dia 24 de Abril, no terminal Sudoeste, a partir das 9h, com agendamentos de mamografia.