Nossa História

Institucional

Documentário

Muita gente diz que nos conhece… Mas, cá entre nós, você realmente sabe quem somos nós?! 

A nossa história é antiga – mas nem tão antiga assim. As primeiras páginas do nosso grande livro começaram a ser escritas em 12 de junho de 1991. Nesta data, um grupo atuante de rotarianos transformou um sonho em realidade. Aos poucos, a União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer nascia e, também aos poucos, caminhou para se tornar um Centro de Excelência em Oncologia.
O tempo passou. Já são 26 anos de (novas) histórias. Somos, hoje, referência sul-americana e temos um lema que nos move diariamente: a dedicação pela vida.
Para isso, já no início, com o intuito de atender melhor a população que dependia do tratamento, construímos a Casa de Apoio ao paciente com câncer. O objetivo é acolher os que moram em outras cidades e fazem tratamento em Cascavel e Umuarama. Além de receberem cuidado humanizado na hospedagem, também fornecemos a alimentação do acompanhante e do paciente. Para estas ações, contamos com o apoio da comunidade.

SOMOS HUMANOS
Mais que uma instituição, nós somos feitos de gente. Somos humanos e sempre prezamos pela Humanização. Por isso, quem chega até o nosso Hospital logo se habitua, pois essa palavra é carregada por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, odontólogos e todos os mais de mil colaboradores que compõem a equipe entre as unidades de Cascavel e Umuarama, incluindo a Casa de Apoio, o Núcleo Solidário em Cascavel, além dos telemarketings em Guarapuava, Foz do Iguaçu, Cascavel e Umuarama. Aliás, são essas as centrais de telemarketing que se responsabilizam por um trabalho importantíssimo dentro do Hospital: a captação de recursos.

QUEM SOMOS HOJE
A caminhada desde 1991 até aqui foi longa. Hoje, prestamos serviços altamente especializados no tratamento do câncer, doenças hepáticas e outras especialidades. Realizamos atendimentos particulares, com Operadoras de Plano de Saúde e pelo SUS, o Sistema Único de Saúde. Além disso, em janeiro de 2016 passamos a ser um Hospital Acreditado. Somos o único CACON (Centro de Alta Complexidade em Oncologia do Paraná) que possui o Selo da Organização Nacional de Acreditação – ONA, que certifica a qualidade dos serviços de saúde no Brasil.
Mas vamos além da qualidade. Somos, também, feitos de voluntários. Só no Hospital, são mais de 300 pessoas que dedicam seu tempo aos pacientes em tratamento. Para ordenar toda esta solidariedade, temos uma personagem bastante específica e importante: a LFCC (Legião Feminina de Combate ao Câncer) – mas, cá entre nós, resumimos o nome e hoje dizemos que o grupo é das nossas “mulheres maravilhas”. São essas heroínas sem capa que administram e capacitam voluntários para que estes desenvolvam atividades no complexo Uopeccan. E o trabalho não para por aí: elas ainda desempenham papel essencial nas campanhas de arrecadação de alimentos, roupas, móveis e eletrodomésticos, utilizados para o suporte dos familiares e dos pacientes.

Você já deve ter percebido, mas ressaltamos: nós somos grandes! O complexo hospitalar em Cascavel possui uma área com mais de 10 mil m², sendo: Hospital, Casa de Apoio e Núcleo Solidário. São 130 leitos, UTI adulto e infantil com 10 leitos e com equipamentos de suporte a vida de última geração. Temos ainda o Centro Cirúrgico com 5 salas totalmente equipadas que permitem a realização de procedimentos operatórios de qualquer complexidade. Recentemente, concluiu-se também a Unidade exclusiva para o tratamento do câncer infantojuvenil, fazendo da Uopeccan uma referência exclusiva na região. Mas ali, em Cascavel, também temos o Programa de Residência Médica em Cancerologia Clínica e Cirúrgica, Transplante de Medula Óssea e um dos mais sofisticados tratamentos de Radioterapia do país. É umas das poucas Instituições do sul do Brasil que possui em sua equipe multiprofissional, médicos especialistas no tratamento de crianças e adolescentes com câncer.
E não paramos por aí… No dia 15 de janeiro de 2010, diante da demanda de pacientes e da força e bravura do povo de Umuarama, teve início o projeto de construção do Hospital Uopeccan no Noroeste do Paraná. Com 18.183,37 m², o novo hospital presta atendimento para Oncologia e é também Hospital Geral em algumas especialidades. São 215 leitos, 20 leitos de UTI, 9 salas cirúrgicas, e a Casa de Apoio ao paciente de câncer, que conta com 60 leitos. Com tudo isso, o Hospital em Umuarama trouxe ao município e região novas oportunidades no combate à doença e crescimento regional, gerando novos empregos e promovendo maior cuidado com a saúde da população.
Nós nascemos com a missão de atender com humanismo e competência toda a população que necessite de nossos cuidados. Nossa prioridade sempre será o paciente. Nosso compromisso e dedicação sempre serão pela vida.

Ciro Antonio Kreuz – Presidente Hospital Uopeccan
Dr. Emerson Wander Silva Soares – Diretor Técnico CRM-PR 16235
Dr. Luis César Bredt – Diretor Clínico CRM 17348