Residência Médica

O Hospital Uopeccan oferece programas de residência médica em Cancerologia Cirúrgica e Cancerologia Clinica, ambos credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica/MEC. Somente centros de excelência na prestação de serviço na área da oncologia conseguem um credenciamento para disponibilizar programas de residência médica. A Cancerologia Cirúrgica apresenta um cronograma onde o médico residente passa pelo atendimento ambulatorial, pronto atendimento e centro cirúrgico, onde são realizadas cirurgias de pequeno, médio e principalmente grande porte.

O serviço de Oncologia Cirúrgica basicamente é organizado na forma de 5 grandes áreas, que incluem: Cirurgia Oncológica Abdomino-Pélvica, Cirurgia Oncológica Torácica, Mastologia, Cirurgia Oncológica de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Oncológica da Pele e Tecido Conectivo. Com rodizio trimestral em cada uma das referidas áreas, é oferecido ao médico residente a oportunidade de no final do terceiro ano estar habilitado em prevenir, diagnosticar, tratar e acompanhar todos os principais tipos de tumores malignos sólidos.

Inserido na oncologia Abdomino-Pélvica existe o programa de treinamentos em cirurgia oncológica pediátrica, onde o Hospital Uopeccan é a referência de toda a região Oeste do Paraná e estados vizinhos, além do treinamento em cirurgia minimamente invasiva.

A Cancerologia Clínica apresenta programa de residência médica amplamente abrangente, onde é oferecido ao médico residente a oportunidade de realizar o tratamento ambulatorial, internamento clínico e terapia quimioterápica de todas as neoplasias sólidas. É oferecido ainda, o treinamento em onco hematologia, especialidade que trata das neoplasias hematopoiéticas e no transplante de medula óssea, um tratamento oferecido apenas em grandes centros e que oportuniza atuar com uma das formas mais modernas de terapia oncológica, atualmente disponível apenas em poucos centros de referência a exemplo do Hospital Uopeccan.

Os residentes de ambas especialidades ainda encontram a sua disposição, rodízio no serviço de radioterapia, onde são realizados os planejamentos de terapia convencional, conformacional, orto voltagem e braquiterapia.

O médico para candidatar-se a uma vaga no programa de Cancerologia Cirúrgica, deverá ter cumprido 2 anos de programa de Residência Médica em Cirurgia Geral como pré requisito, e o candidato a Cancerologia Clínica deverá ter cumprido 2 anos de Residência Médica em Medicina Interna, ambos necessariamente credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.
Dr. Daniel Henrique Castro CRM 27339
Presidente COREME (Comissão de Residência Médica)