Comissão de Humanização

O Hospital Uopeccan tem consolidada a Comissão de Humanização, que tem como objetivo propor e desenvolver metas que humanizem o atendimento aos pacientes da instituição.

A Comissão de Humanização  é um grupo sistematizado, participativo e deliberativo, que de forma organizada e democrática se destina a implementar uma política Institucional de sensibilização, implementação e implantação da Humanização na assistência plena à saúde. O objetivo do grupo é otimizar a qualidade da assistência prestada ao usuário, bem como melhoria da qualidade de trabalho aos profissionais de saúde, compreendendo que a Humanização aglomera os diferentes sujeitos envolvidos no processo de produção da saúde.

A Comissão de Humanização é composta no mínimo por 10 membros sendo representantes dos diversos setores integrados do hospital:

  1. Representante da Gerência;
  2. Representante da área de Enfermagem;

III. Representante da área Médica;

  1. Representante do Recursos Humanos;
  2. Representante do Serviço Social;
  3. Representante do Serviço Técnico-Administrativo;

VII. Representante de Voluntariado/LFCC;

VIII. Representante de outros serviços.

Todos os membros do setor possuem atividades que são de sua responsabilidade, conforme abaixo:

Atividades dos Coordenadores:

  1. Convocar as reuniões da Comissão;
  2. Representar a Comissão de Humanização de forma oficial internamente e externamente quando se fizer necessário;

III. Executar e prestar contas das atividades da Comissão de Humanização para a

Administração da Instituição quando solicitado;

  1. Homologar e encaminhar as decisões e deliberações da comissão às instâncias competentes;
  2. Ter sob sua responsabilidade e guarda os relatórios, atas e documentos da comissão.

Atividades dos membros da Comissão de Humanização:

  1. Estabelecer estratégias e mecanismos envolvendo e integrando os diferentes

setores hospitalares para que tornem os serviços prestados mais humanizados.

  1. Definir metas para humanizar o processo de atenção à saúde.

III. Promover estratégias de comunicação, envolvimento e integração entre os diferentes setores, bem como entre profissionais e usuários do serviço.

  1. Programar e realizar treinamentos sobre o tema humanização;
  2. Planejar, organizar e coordenar eventos e atividades voltadas à humanização no âmbito hospitalar;
  3. Buscar a participação de entidades da sociedade civil e da comunidade nas ações de humanização dos serviços;

VII. Fomentar a participação da Instituição na rede nacional de Humanização;

VIII. Avaliar os projetos a serem implantados, de acordo com os parâmetros de humanização propostos.